Diversas marcas relacionadas ao Festival Feira Preta estão presentes na loja online, exaltando o empreendedorismo afrocentrado
O Festival Feira Preta existe há 23 anos e em toda a sua história sempre estimulou o afroempreendedorismo, com marcas de pessoas negras comercializando seus produtos para fortalecer a economia da comunidade preta. Esse mesmo princípio está presente no ambiente digital, por meio da Loja da Feira Preta no Mercado Livre.
A parceria com a gigante do setor de comércio eletrônico existe há alguns anos, já que o Mercado Livre (MeLi) apoia a Feira Preta desde 2018. Com a pandemia iniciada em 2020, o setor de eventos e os empreendedores precisaram se digitalizar cada vez mais e, para apoiar o afroempreendedorismo também no e-commerce, a PretaHub e o Mercado Livre fecharam uma nova parceria para a criação da loja virtual da Feira Preta no site do MeLi.
Com isso, o maior evento de cultura negra da América Latina se une ao líder de mercado do comércio eletrônico brasileiro para que o afroempreendedorismo da Feira Preta também se faça presente no universo digital.
O que é a Loja da Feira Preta no Mercado Livre?
A Loja da Feira Preta no Mercado Livre é uma parceria entre o gigante do comércio eletrônico e a PretaHub, que tem como objetivo impulsionar o crescimento de negócios comandados por pessoas negras, tanto no Brasil quanto na Colômbia.
A loja oficial da Feira Preta foi lançada em novembro de 2021, mas PretaHub e MeLi são parceiros desde 2018, em projetos como o Afrolab, e também por meio do patrocínio do Mercado Livre ao Festival Feira Preta e à Casa PretaHub. Tudo isso contribui para digitalizar os negócios do afroempreendedorismo, gerar renda para a população preta e valorizar a potência criativa e a veia empreendedora da comunidade negra.
“Com a loja oficial, damos ainda mais visibilidade, de forma constante, conectando esses empreendedores com nossos mais 75,9 milhões de usuários na região”, explicou Laura Motta, gerente de sustentabilidade do Mercado Livre, em entrevista à EXAME em 2021.
7 categorias de produtos da Loja oficial da Feira Preta no Mercado Livre
Mais de 900 produtos de afroempreendedores estão disponíveis na Loja Oficial da Feira Preta no Mercado Livre. Além disso, diversos cupons de desconto são aplicados em alguns itens, o que torna o trabalho das pessoas negras ainda mais acessível. Confira algumas das principais categorias.
1. Calçados, Roupas e Bolsas
A loja da Feira Preta no Mercado Livre Brasil possui calçados, roupas e bolsas que valorizam a negritude e que são resultado do trabalho de afroempreendedores, como toucas especiais para cabelos afro, camisetas estampadas, bolsas e acessórios.
2. Joias e Relógios
A categoria de joias e relógios também está cheia de produtos que exaltam a beleza da cultura negra, como colares, brincos, miçangas, cordões e anéis com referências ao continente africano e a símbolos ancestrais, como búzios e tecidos africanos.
3. Livros e revistas
Obras que exaltam obras e a literatura feita por pessoas negras também estão na loja oficial da Feira Preta no Mercado Livre, na seção de livros, revistas e comics. É possível encontrar desde livros infantis até obras de ficção, poesia e literatura em geral.
4. Casa, Móveis e Decoração
A categoria casa, móveis e decoração traz diversos itens cheios de significado para quem gosta de exaltar a negritude por meio de objetos diversos, como quadros, caixas organizadoras, almofadas, luminárias e outras decorações diversas.
5. Beleza e cuidado pessoal
A seção de beleza e cuidado pessoal traz cosméticos diversos, pensados para a população negra. Hidratantes, perfumes para cabelo, shampoos e kits para tranças são apenas alguns exemplos do que é comercializado nesta parte da loja.
6. Arte e papelaria
Cadernos, agendas e tecidos como capulanas são apenas alguns dos itens presentes na seção de arte e papelaria da loja Feira Preta no MeLi. A cultura negra está presente nas estampas e cores de cada produto.
7. Esportes e fitness
A área de esportes e fitness da loja é perfeita para quem gosta de estar sempre com estilo na hora de cuidar do corpo e da saúde, ao mesmo tempo, mostrar todo o orgulho da própria negritude. É possível comprar maiôs estampados, chapéus e conjuntos variados de lojistas negros.
Como fazer parte da Loja da Feira Preta no Mercado Livre Brasil?
Quem está no afroempreendedorismo e deseja participar da Loja Oficial da Feira Preta no MeLi só precisa seguir o passo a passo abaixo:
- Criar uma conta no Mercado Livre;
- Publicar um anúncio criativo da loja no site de comércio eletrônico;
- Acessar o formulário de inscrição da loja oficial, disponível neste link, e enviar as informações solicitadas, entre elas o e-mail de cadastro no Mercado Livre.
Os negócios das pessoas afroempreendedoras cadastrados no MeLi e enviados pelo formulário serão analisados pela empresa e pela PretaHub. Se o cadastro for aprovado, será enviado um e-mail para comunicar a aprovação e o anúncio criado passará a integrar a Loja Oficial Feira Preta no Mercado Livre Brasil.
Vantagens de vender pela loja virtual da Feira Preta no Mercado Livre
Existem muitas vantagens para afroempreendedores que anunciam seus produtos na loja oficial da Feira Preta no maior e-commerce do Brasil. As principais são:
- Alcançar clientes que estão em qualquer lugar do Brasil e até do mundo, o que pode aumentar a quantidade de pessoas que compram seus produtos;
- Oferecer mais comodidade ao público consumidor, que acessa todas as informações sobre o produto na própria loja virtual e pode comprá-lo na mesma hora;
- Divulgar os produtos com mais facilidade, já que a loja virtual pode ser compartilhada em redes sociais e alcançar mais gente.
Para aproveitar todas as vantagens da loja virtual da Feira Preta, comece o seu cadastro no Mercado Livre.