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Foto colorida de uma mulher negra, de cabelo preto liso e blusa vermelha, que está escrevendo em papel diante de mesa branca, em frente a um notebook rosa e um vaso de suculenta branco. Ao fundo, uma parede branca.
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  • 5 julho, 2024

5 dicas para afroempreendedores venderem mais em datas comemorativas

5 dicas para afroempreendedores venderem mais em datas comemorativas

  • Categoria: Blog, PretaHub

Está atento ao calendário? Em julho tem Dia do Chocolate, Férias Escolares e outras datas que são oportunidades de aumentar as vendas

As datas comemorativas são uma boa oportunidade para afroempreendedores impulsionarem as suas vendas, já que muitas datas comerciais são famosas por estimularem as compras.

Porém, para faturar mais nessas ocasiões, é fundamental preparar e planejar, com antecedência, quais as ações que a sua pequena ou média empresa vai executar antes e durante cada data comemorativa. Sem essa organização, você pode perder boas oportunidades para aumentar os ganhos em determinados períodos.

Foto colorida de uma mulher negra, de cabelo preto liso e blusa vermelha, que está escrevendo em papel diante de mesa branca, em frente a um notebook rosa e um vaso de suculenta branco. Ao fundo, uma parede branca.
Confira boas ocasiões para aumentar as vendas

Existem negócios que conseguem o maior faturamento do ano justamente por causa de uma ou mais datas comemorativas. O setor de comércio eletrônico, por exemplo, fatura bilhões de reais em vendas na semana da black friday. 

Confira as principais datas comemorativas que podem ajudar a impulsionar as vendas e dicas para aproveitar cada ocasião, o que pode fazer a diferença no faturamento do seu negócio ao final do ano.

Datas comemorativas para empreendedores venderem mais

Algumas datas comemorativas são mais amplas e podem ser aproveitadas por empresas de diferentes segmentos. Também existem dias que são favoráveis a negócios de determinados setores, como para quem atua na área de alimentos. Confira as principais do calendário brasileiro:

  • Carnaval, geralmente em dias de fevereiro ou março;
  • Dia Internacional da Mulher, em 8 de março;
  • Páscoa, que costuma ocorrer em março ou em abril;
  • Dia das Mães, no segundo domingo de maio;
  • Dia dos Namorados, em 12 de junho;
  • Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto;
  • Dia das Crianças, em 12 de outubro;
  • Dia de Finados, em 2 de novembro;
  • Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro;
  • Black Friday, na última sexta-feira de novembro;
  • Natal, em 25 de dezembro;
  • Ano Novo, em 31 de dezembro.

Além das datas mais conhecidas do comércio, também é possível aproveitar dias menos conhecidos, mas que podem ser boas oportunidades para realizar promoções e vendas. É o caso, por exemplo, do Dia do Orgulho Nerd (25 de maio), Dia da Pizza (10 de julho) ou o Dia do Sexo (6 de setembro). 

Você ainda consegue aproveitar dias que são feriados regionais ou importantes em alguns territórios. É o caso, por exemplo, das festividades do Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) e do Dia de São Jorge (23 de abril), especialmente em cidades como Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ, respectivamente, além dos dias de São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) no Nordeste.

5 dicas para você faturar mais em datas comerciais

1. Construa um calendário para todo o ano

Criar um calendário comercial com as melhores datas comemorativas para a sua empresa é um bom começo, já que ajuda no planejamento de diferentes ações que visam aumentar as vendas em diferentes ocasiões.

De acordo com a sua área de atuação, dedique mais tempo para planejar ações em uma data específica. Por exemplo: se você vende chocolates, doces e similares, prepare-se para vender mais na Páscoa e, também, aproveitar datas como o Natal, em que o público tende a buscar mais os produtos que você comercializa.

O calendário pode contar com um planejamento mais completo que contenha os objetivos de venda para cada data, as ações que serão adotadas e as estratégias pensadas para cada ocasião. Com tudo isso elencado com antecedência, aumentam as chances da sua empresa estar preparada para as vendas quando a data comemorativa chegar. 

2. Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são pensamentos e estímulos que as pessoas possuem e que podem influenciar em suas ações. Em áreas como marketing e vendas, esses gatilhos costumam ser aproveitados para estimular o consumo.

Nas datas comemorativas, os gatilhos mentais podem ser ainda mais usados. O gatilho de urgência ou de escassez costuma estar presente em anúncios de ofertas que dizem que determinado produto ou serviço vai “acabar logo”, por exemplo. 

Para chamar atenção do consumidor nas redes sociais,  você pode divulgar sua promoção ou ação com alguns recursos como cronômetro de contagem regressiva, quantidade limitada de produtos ou vagas e oferta de bônus para o cliente adquirir seu produto ou solução dentro de determinado período.

3. Prepare o seu estoque

O estoque do seu negócio precisa estar preparado para datas sazonais, em que a busca pelo seu produto ou serviço pode ser bem maior do que em outras épocas do ano. Para faturar mais, é preciso preparar o estoque para atender a demanda maior de determinada data.

Você pode considerar, por exemplo, aumentar o estoque dias antes da data comemorativa, ou aumentar provisoriamente o espaço em que as mercadorias ficam depositadas. Contar temporariamente com outras pessoas ajudando a sua empresa também pode ser importante.

Tudo isso evita não apenas frustrações com clientes que compraram da sua empresa, mas também aumenta a capacidade de vendas do negócio. Com isso, o faturamento também aumenta, já que a empresa se preparou para lidar com uma demanda maior do que em outras épocas do ano.

4. Elabore campanhas e promoções

Anúncios, promoções e campanhas específicas para aproveitar as datas comemorativas são essenciais para mostrar ao público que o seu negócio tem o produto ou serviço que aquela pessoa busca em uma data especial.

Vale a pena publicar conteúdos específicos para a ocasião nas suas redes sociais ou divulgar para os contatos que a sua empresa tem produtos voltados à data sazonal. Assim, quando chegar a época de procura por um determinado produto ou serviço, o público lembrará que a sua empresa tem o que precisam.

5. Acompanhe os pedidos de perto

Acompanhar todos os pedidos realizados durante uma data comemorativa pode ser exaustivo, mas é essencial para fidelizar clientes e aumentar as chances de novas compras, seja na mesma data sazonal ou em outro período do ano.

Dessa maneira, prepare os seus canais de atendimento e faça tudo o que for possível para manter a comunicação com os clientes, respondendo a dúvidas e informando previsões de entrega. Assim, as expectativas do público sempre estarão alinhadas à realidade da sua empresa.
Além de saber como vender mais, é importante ficar por dentro de direitos e deveres no relacionamento com a sua clientela. Confira 5 direitos do consumidor que todo afroempreendedor precisa conhecer.

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