Ir para o conteúdo
FEIRA PRETA®

A Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico e cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil.

  • 14 março, 2024

ARTIGO | Consumo da mulher negra impulsiona economia brasileira e atrai empresas internacionais

ARTIGO | Consumo da mulher negra impulsiona economia brasileira e atrai empresas internacionais

  • Categoria: Adriana Barbosa, Blog

Artigo de Adriana Barbosa, diretora executiva da PretaHub, para a Exame Plural aborda a força do consumo da mulher negra na economia brasileira. Confira:


Sabemos que o setor de consumo no Brasil é um grande motor econômico e que o consumo das famílias representa 60,1% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados de novembro de 2023 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No entanto, quero chamar a atenção aqui para a força das mulheres negras nesta área, que gosto de chamar também de afroconsumo feminino.

O IBGE mostra que nós somos 28% da população feminina do país, mais de 60 milhões de pessoas – número superior ao de populações de países como Espanha e Argentina – que possuem suas próprias demandas de consumo.

Ao mesmo tempo, temos os nossos critérios para escolher determinadas marcas, produtos e serviços. Além de não deixar de considerar aspectos como ancestralidade e diversidade na hora de consumir, também estamos atentas ao que o mercado desenvolve e que dialoga com a pluralidade de volumes dos nossos corpos, texturas de cabelo, tons de pele, entre outros aspectos relacionados às subjetividades do que significa experienciar a vida sendo uma mulher negra brasileira.

O mercado afroconsumidor é gigante, potente e consciente

A população negra, maioria no Brasil, tem poder econômico de R$ 1,46 trilhão, conforme a pesquisa “O que falta para reinar? Um olhar para consumidores negros”, encomendada pela Globo e realizada pela PretaHub, Instituto MAS Pesquisa e Oralab.

Este potencial financeiro pode e deve ser aproveitado pelas marcas, mas o verdadeiro potencial em torno deste consumo está ligado ao quanto elas são capazes de se conectar e criar vínculo com a gente. Mas, como? Estando realmente interessada em compreender as demandas da população, no âmbito da necessidade, sim, mas também dos sonhos, das aspirações, da felicidade, ou seja, os valores que baseiam a decisão de compra das pessoas negras. Para começar, 97% delas seriam mais fiéis a produtos e serviços que valorizam aspectos da cultura afro-brasileira, como mostra pesquisa PretaHub/Instituto Locomotiva. Quando observamos apenas as mulheres negras, 90% delas consideram as causas e valores que uma marca apoia na hora de consumir. É um percentual altíssimo, muito importante mesmo

Por isso, o afroempreendedorismo e as marcas que observam os interesses do público negro ganham a preferência quando o assunto é afroconsumo. Escutando o público do Festival Feira Preta, por exemplo, temos informações interessantes:

  • 98% dos consumidores valorizam produtos e serviços que têm a temática negra incorporada naquilo que oferecem;
  • 87% de quem participa do Festival prefere comprar de afroempreendedores;
  • 77% dos afroempreendedores do Festival Feira Preta acreditam que elementos da cultura negra contribuem para a fidelização de clientes.

O Festival Feira Preta é o maior evento de cultura negra da América Latina e, há mais de 20 anos, é o lugar de expressão da criatividade, inventividade e tendências desta população.

Beyoncé, Brasil e o mercado de beleza

A consultoria Euromonitor coloca o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais como o 4º maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Além do tamanho, outro diferencial do Brasil no setor é a biodiversidade (que permite o uso de produtos naturais como babaçu e carnaúba) e a diversidade da população, o que atrai gigantes do setor como a SEDA, uma das marcas patrocinadoras da edição deste ano do Festival Feira Preta.

É difícil imaginar essa diversidade de cabelos e tons de pele da população brasileira sem as mulheres negras. Essas afroconsumidoras não são um mercado em potencial. Elas são um fato. Não à toa, a maior artista do nosso tempo, Beyoncé, acaba de lançar a Cécred, uma linha de produtos para cabelo, com comunicação bastante direcionada às mulheres negras, obviamente. O slogan da marca, lançada em 20 de fevereiro deste ano, tem significado potente para mulheres negras: “cabelo é sagrado”. Percebam, ela não lança uma marca exclusiva para esta população, mas considera em sua estratégia, de negócio e comunicação, a dimensão deste público. A mulher negra é o ponto de partida, onde tudo começa.

Vale lembrar que Beyoncé esteve no Brasil em dezembro de 2023, participando de eventos do lançamento de seu filme em Salvador/BA. A relação da cantora com o país existe há mais de uma década, seja pela parceria de sua fundação, a BeyGOOD, com as favelas brasileiras, seja por iniciativas como a concessão de bolsas de R$ 25 mil para afroempreendedores.

A busca por mais diversidade racial no setor de beleza é um case que deve ser acompanhado e replicado por outros setores que desejam ter os resultados de marca tangíveis e intangíveis observados pelo segmento. 

A intenção de consumo da população negra, sobretudo das mulheres, está, sim, atenta às marcas que oferecem produtos e serviços que dialoguem com elas de forma íntima e conectada. Quando não dedicam suas inteligências no desenvolvimento de produtos e serviços também – e com força – para esta população, a impressão que dá é que estas marcas estão tímidas em suas metas financeiras.

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

5 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO DEIXAR DE RESPONDER A PESQUISA “PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS NEGROS NA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, PERU E PANAMÁ”

5 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO DEIXAR DE RESPONDER A PESQUISA “PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS NEGROS NA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, PERU E PANAMÁ”

Masculinidades negras: como homens pretos podem cuidar de verdade

Masculinidades negras: como homens pretos podem cuidar de verdade

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?
  • Av. Nove de julho, 50, Bela Vista, São Paulo, SP – 01312-000
  • Fale com a gente comunicacao@feirapreta.com.br
  • Assessoria de Imprensa feirapreta@oliverpress.com.br
Esse site está em conformidade com a LGPD.
FEIRAPRETA © 2002 /2025

QUEM SOMOS
FEIRA PRETA FESTIVAL®
EMBAIXADA PRETA®
NOTÍCIAS
TRANSPARÊNCIA
CONTATO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Preta Hub utiliza cookies essenciais e outros opcionais para operar este site, que tem como objetivo oferecer a você, visitante, uma experiência personalizada. No botão ao lado direito, se optar por clicar em "Aceitar cookies" você continuará a navegar nesta página e estará de acordo com nossa política de privacidade. Caso clique em "Configurações de Cookies", você poderá selecionar os cookies que deseja bloquear e/ou permitir acesso da Preta Hub. .

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para saber mais sobre nossa Política de Cookies e Privacidade, clique aqui.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!

Politica de Uso de Cookies​

Mais informações sobre nossa Política de Cookies