Ir para o conteúdo
FEIRA PRETA®

A Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico e cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil.

  • 24 outubro, 2024

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

  • Categoria: Adriana Barbosa, Blog, Feira Preta, PretaHub

Artigo de Adriana Barbosa, diretora-executiva da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, para a Forbes em outubro de 2024.

A inovação criativa tem estado há tempos nas narrativas institucionais como uma força poderosa e extremamente estratégica para transformar não apenas o mundo dos negócios, mas também as relações sociais e econômicas. Em diversas partes do mundo, existem negócios que reimaginam não apenas produtos e serviços, mas os mercados em si, propondo novos modelos baseados em inclusão e sustentabilidade. E isso é fundamental, porque é urgente que façamos a transição do mindset. Negócios que atuam com impacto são negócios inovadores, pela natureza do que e como fazem. Neste artigo, quero destacar a trajetória de Oluwakemi Oritsejafor e sua empresa SOLA Market.

Oluwakemi Oritsejafor é uma artista e empreendedora nigeriana-liberiana-americana que fundou a SOLA Market em 2022, com a missão de tornar a arte e a vida criativa mais acessíveis e equitativas. O mercado circular que ela desenvolveu foca na venda de materiais de arte e outras ferramentas de trabalho necessárias para a prática artística, promovendo um ambiente sustentável para criadores desse segmento.

A proposta de Kemi vai além de vender produtos: ela busca criar uma rede de suporte que incentiva o reaproveitamento de materiais e fomenta uma economia criativa pautada na redução de desperdícios.

Uma iniciativa que valoriza a comunidade artística e incide diretamente em questões sociais, econômicas e ambientais. Sinceramente, quem não entende que isso é inovação, está com uma leitura equivocada – e perigosa – do tempo e espaço em que vivemos.

Caminhos para iniciativas criativas e sustentáveis

A inovação criativa deve surgir, cada vez mais, como resposta aos desafios enfrentados por comunidades vulneráveis. Isso não é novidade, mas no campo do investimento, iniciativas como essas ainda não são reconhecidas como território de investimentos robustos, e sim como “projeto social”.

Para a SOLA Market, um dos maiores obstáculos é criar uma cultura de reaproveitamento em um mercado em que ainda prevalece a produção em massa e o consumo de novos produtos. Kemi enfrenta a necessidade de educar os consumidores e os próprios artistas sobre os benefícios de adotar um modelo de economia circular, que pode reduzir o desperdício e gerar novas oportunidades de renda.

A educação desempenha um papel fundamental para a inovação, especialmente em iniciativas que buscam transformar realidades ambientais, econômicas e sociais. No caso da SOLA Market, essa capacitação envolve ensinar sobre a importância da reutilização e do reaproveitamento. Seu espaço de atuação é no Brooklyn, em Nova York, e os artistas, empreendedores e criativos se baseiam no que consideram a sustentabilidade e o compartilhamento de recursos da comunidade como parte integrante da sua Big Dream Vision.

Na tangência dessa reflexão, mas não menos importante, reforço o papel tanto da tecnologia quanto das políticas públicas no endereçamento do que estamos falando aqui. A tecnologia tem ampliado o alcance de negócios como a SOLA Market, utilizando dados e inteligência artificial para otimizar processos e identificar oportunidades de crescimento. Ao mesmo tempo, políticas são essenciais para criar um ambiente favorável a esses negócios, como ocorre quando governos investem em programas de crédito e qualificação da economia circular.

Desenvolver a economia criativa regenerativa é uma oportunidade para que tanto a tecnologia quanto as políticas públicas também inovem. Precisamos, enquanto comunidade empresarial, que obviamente quer seguir criando e colocando nossos produtos e serviços no mundo, cobrar que essas áreas sejam inovadoras exatamente neste lugar da regeneração ambiental, social e econômica do mundo.

Parece utópico? Não deveria. Porque já tem muita gente fazendo.

O caminho para a inovação criativa sustentável

A economia circular tem um impacto direto na geração de empregos e na redução de resíduos. De acordo com um estudo da Ellen MacArthur Foundation, a adoção de práticas de economia circular na Europa poderia gerar mais de 700 mil novos empregos até 2030. Esse potencial também é visível em setores criativos, onde o reaproveitamento de materiais pode reduzir significativamente o custo de produção para artistas e designers.

No Brasil, há alguns dias foi divulgado um dado interessante em levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e do Centro de Pesquisa em Economia Circular da USP (Universidade de São Paulo): 85% das indústrias do país adotam alguma prática de economia circular em sua cadeia de produção. Imagine se a mesma lógica que já é uma realidade na forma de produzir da indústria esteja refletida também nos investimentos sociais que fazem. Seria uma inovação importantíssima – e corajosa.

Olhando para um breve futuro, a inovação criativa e a economia circular têm grandes desafios a superar, mas também muitas oportunidades de crescimento. Tendências emergentes, como o uso de tecnologias de blockchain para rastrear a cadeia de produção e garantir a transparência em mercados que garantam mais tempo de vida – e utilização – do que se produz podem transformar a maneira de operar de negócios como a SOLA Market, oferecendo uma camada extra de confiança para seus consumidores.

Inovação criativa real depende da capacidade de aliar sustentabilidade à inclusão. Essa é uma conversa séria que o mundo corporativo precisa abraçar com responsabilidade e ética, de forma intencional e definitiva. Negócios como o de Oluwakemi Oritsejafor demonstram que, ao colocar as pessoas e a preservação ambiental no centro das estratégias, é possível criar um impacto concreto, duradouro e inspirador para todos.

Acesse: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2024/10/adriana-barbosa-inovacao-que-vemos-mercado-a-inovacao-que-a-gente-precisa/

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

ARTIGO | A Inovação Que Vemos no Mercado é a Inovação Que a Gente Precisa?

5 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO DEIXAR DE RESPONDER A PESQUISA “PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS NEGROS NA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, PERU E PANAMÁ”

5 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO DEIXAR DE RESPONDER A PESQUISA “PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS NEGROS NA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, PERU E PANAMÁ”

Masculinidades negras: como homens pretos podem cuidar de verdade

Masculinidades negras: como homens pretos podem cuidar de verdade

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?

Quer saber o que tá rolando?
  • Av. Nove de julho, 50, Bela Vista, São Paulo, SP – 01312-000
  • Fale com a gente comunicacao@feirapreta.com.br
  • Assessoria de Imprensa feirapreta@oliverpress.com.br
Esse site está em conformidade com a LGPD.
FEIRAPRETA © 2002 /2025

QUEM SOMOS
FEIRA PRETA FESTIVAL®
EMBAIXADA PRETA®
NOTÍCIAS
TRANSPARÊNCIA
CONTATO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Preta Hub utiliza cookies essenciais e outros opcionais para operar este site, que tem como objetivo oferecer a você, visitante, uma experiência personalizada. No botão ao lado direito, se optar por clicar em "Aceitar cookies" você continuará a navegar nesta página e estará de acordo com nossa política de privacidade. Caso clique em "Configurações de Cookies", você poderá selecionar os cookies que deseja bloquear e/ou permitir acesso da Preta Hub. .

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para saber mais sobre nossa Política de Cookies e Privacidade, clique aqui.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!

Politica de Uso de Cookies​

Mais informações sobre nossa Política de Cookies