A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

Pílulas de "Cultura Popular"

No dia 22 de Agosto a Casa das Caldeiras receberá uma edição especial das Pílulas de Cultura Feira Preta dedicada ao Folclore e Cultura popular. Será um dia para pensar e refletir sobre as lendas, os mitos, crendices, a cultura contada e feita pelo povo.

Esta edição reserva um bate-papo sobre a temática abordada, além de, intervenções artísticas, exibição de filmes, exposições de artesanato e literatura. A apresentação do evento fica por conta do Max DMN.

A roda de conversa que terá como tema Cultura Popular, trará um debate sobre as diferenças entre essas culturas, além da reflexão sobre a importância da preservação do Folclore Brasileiro com, Roda de Conversa: Os Fazedores da Cultura Popular, com participação de: Euller Alves Arte Educador e coordenador do Instituto Umoja Dramaturgia Negra e Cultura Afro-Brasileira, Baby Amorim produtora do grupo Ilú Obá De Min, Mestre Alcides de Lima, representante nacional dos Griôs e fundador do C.E.A.CA (Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira).

Para isso contaremos com uma intervenção musical que traz a mistura do som da música de raiz com uma interpretação contemporânea que abrange a música erudita, a música de raiz brasileira, entre elas os côcos nordestinos, os jongos, congadas, bois, cantos de louvação indígenas e o swing da música negra mundial. Grupos de danças populares como o Grupo Espírito de Zumbi (Panelafro), intervenção artística com Zé Benedito (Luthier de Tambores e Percussionista) e Comidas Típicas. A Exposição ficará por conta de Mario Espinosa fotógrafo especialista em imagens afro-diaspóricas. É também professor de fotografia em nível superior e pesquisador de comunidades quilombolas.

Não poderia faltar a exibição do documentário moçambicano “A Ilha dos Espíritos” de Lucínio Azevedo que contemplem a temática e a presença dos expositores da Feira Cultural Preta.

Preta in Festival

Na ocasião teremos a primeira eliminatória de apresentação de palco do Preta In Festival, já com as 4 primeiras bandas vencedoras da 2ª fase do festival. Com muita música boa e bandas de vertentes diversificadas daremos início a mais uma competição de qualidade que abrilhantará o palco das Pílulas de Cultura.

Serviço:
Dia: 22 de agosto 2010.
Horário: das 15h ás 20h
Local: Casa das Caldeiras: Av. Francisco Matarazzo- Barra Funda
Acesso: Grátis
Pretainfo: (11) 3031-2374
E-mail: feirapreta@uol.com.br

No Comments

Leave a Reply