A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

ONU preocupa-se com racismo durante os jogos Olímpicos 2012

No dia 27 de julho acontece na cidade de Londres – Inglaterra a abertura dos jogos Olímpicos 2012, com o lema “Live is one” (Viva como se fosse o único). Entre os preparativos para receber atletas e turistas do mundo inteiro, surge a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) com casos de discriminação racial e xenofobia durante os jogos.

Mutuma Ruteere, Relator Especial sobre Formas Contemporâneas de Racismo, alertou o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, sobre possíveis envolvimentos de grupos extremistas durante as Olimpíadas. “Símbolos neonazistas, slogans e banners posicionados em partidas de futebol assim como músicas contra jogadores de origem africana não devem ser tolerados”, afirmou Ruteere.

Recentemente o caso do jogador de futebol Mario Balotelli ganhou a mídia por sua “marra” e por ser alvo de racismo durante as partidas de futebol na Eurocopa. Saiba mais sobre o caso aqui

Nesta Olimpíadas, a estimativa é que participem cerca de 10.500 atletas de 192 países. A delegação brasileira contará com 259 atletas, sendo que 136 são homens e 123 mulheres que disputarão 32 modalidades olímpicas.

Comment: 1

  • Valter

    Responder 2012-08-0903:20

    Já começamos “muito bem” já com os comentários de uma atleta grega…

    Comoserão essas reações nos eventos que terão lugar o Brasil ?

Leave a Reply