A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

Oficina Nacional – Empresários e Microempreendedores Afro-brasileiros

A SEBRAE realiza, dia 17 de outubro, das 9h às 17h, a Oficina Nacional – Empresários e Microempresários Afro-brasileiros, em Brasília. A Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta estará presente na Oficina para falar sua experiência de gestão da Feira Preta e oportunidades e negócios para a população afro-brasileira. Segue programação
Manhã – 9h às 12h
a) Momento I – Abertura (Sebrae)
> Apresentação individual (nome, empresa/entidade, Estado e ramo de atividade)
> Contextualização do processo em curso no Sebrae Nacional para o fortalecimento dos empresários e empreendedores afrobrasileiros
> Apresentação Institucional Sebrae
b) Momento II – Apresentação sucinta dos objetivos
> Construir coletivamente uma proposta/projeto junto ao Sistema SEBRAE, na perspectiva de garantir o fortalecimento dos micro e pequenos empresários e dos microempreendedores individuais afrobrasileiros.
> Apresentar e debater os desafios dos micro e pequenos empresários e dos microempreendedores individuais afrobrasileiros no desenvolvimento do projeto nacional.
> Socializar informações sobre o Sistema SEBRAE no apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, na construção do desenvolvimento brasileiro.
c) Momento III – Abordagens
Abordagem 1
1. A construção de Políticas Públicas e os desafios do Sebrae frente aos novos cenários do desenvolvimento brasileiro – Dr. Bruno Quick (Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae)
2. O Empreendedorismo Afrobrasileiro e os Projetos do Desenvolvimento Nacional – Dr. João Carlos Nogueira (Consultor Sebrae)
Abordagem 2
1. Organizações de Empreendedores Afrobrasileiros e os desafios frente aos novos cenários do desenvolvimento brasileiro: mercados e oportunidades, negócios e formas de organização.
Experiências:
> Instituto Feira Preta (SP) – Adriana Barbosa
> Anceabra e Ceabra – Coletivo Nacional de Empresários e Empreendedores Afrobrasileiros – João Bosco Borba e João Carlos Martins
> Comicro – Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Tarde – 14h às 17h
d) Momento IV
1. Apresentação Geral do Projeto “Estratégias para o Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afrobrasileiro” – Dr. João Carlos Nogueira (Consultor Sebrae)
e) Momento V – Formação de Grupos
Grupo1: Objetivos e Pertinência do Projeto
Grupo 2: Metas e viabilidades
f) Momento VI – Apresentação e debate
g) Momento VII – Avaliação e encerramento

Comment: 1

  • Cynthia Mariah

    Responder 2011-10-1614:29

    Em qual Sebrae vai ser?
    Quero participar.

Leave a Reply