A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

O grupo ALÁFIA confirma show na Feira Preta 2014

ALAFIADE DIANA BASEI baixaO som plural do grupo ALÁFIA vai ressoar no palco da Feira Preta. O público vai conferir as novidades de uma banda que alcançou maturidade musical e sonoridade que mescla a música popular brasileira com referências do que há de melhor em termos de música negra norte-americana produzida entre os anos de 1960 e 1970. Reconhecidos pela música recheada de ancestralidade afro-brasileira, influenciada pelos batuques dos terreiros, pelo improviso das rimas e uma infinidade de influências e referências, o Aláfia passeia suas notas pela agressividade de James Brown, a palavra de luta de Gil Scott Heron e Last Poets e o espírito funk de George Clinton e Steve Wonder.

As batidas eletrônicas e as rimas improvisadas misturam-se às fortes performances da banda formada por Eduardo Brechó (voz, violão e direção musical), Xênia França (voz), Jairo Pereira (voz), Alysson Bruno (percussão), Lucas Cirillo (gaita), Pipo Pegoraro (guitarra), Gabriel Catanzaro (baixo), Gil Duarte (trombone), Filipe Vedolin (bateria), Fabio Leandro (teclado). Em setembro de 2013, lançou o álbum de estréia com primeiro show esgotado na Choperia do SESC Pompéia. A partir de então apresentaram-se em eventos importantes, como no Vale do Anhangabaú na comemoração do dia da Consciência Negra, abertura da Mostra Cultural da Cooperifa, Festival da Alta Mogiana (FAM), Festival João Rock em Ribeirão Preto, projeto Conexão SP, Mostra Cultural da Favela Monte Azul (SP), além de CEUs e SESCs.

A música “Em Punga” integra a Coletânea New Sounds da revista Songlines (UK),e no fim de 2013 realizaram seu primeiro show internacional na Plaza de la Revolución em Havana, Cuba.   Iniciaram o ano de 2014 com uma agenda intensa, com apresentações em diversas casas da cidade de São Paulo, além de participação em grandes festivais como a comemoração dos 460 anos de São Paulo no palco da Zona Leste (Parque do Carmo), e no palco da Globo no Parque do Ibirapuera, Virada Cultural de São Paulo (Palco Casper Líbero), Virada Cultural do Estado em Araraquara, Feira do Livro em Ribeirão Preto, Festival Hip Hop: Literatura, Memória e Oralidade (Galeria Olido) e projeto Som na Faixa (C.C. Rio Verde). Apresentaram-se pela primeira vez no Rio de Janeiro em fevereiro, no Festival Veraneio no Oi Futuro Ipanema. A música ‘Mais Tarde’ entrou na trilha sonora do Game da Eletronic Arts “Fifa World Cup 2014”. Em maio, a banda lançou o novo single “Quintal” na Internet acompanhado do primeiro videoclipe, com mais de 4000 views em 2 dias.

No Comments

Leave a Reply