A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

Feira Preta participa da 143a. Festa de São Benedito

No último final de semana, dias 24 e 25 de setembro, aconteceu na cidade de Tietê a 143a. Edição da Festa de São Benedito. A comemoração exalta o santo, muito cultuado na cidade e a manifestação da cultura negra. Para comemorar e marcar presenta, estava presente o Instituto Feira Preta e alguns de seus expositores.

Para Ana Paula, da Xongani – Arte com tecido, que já conhecia o evento realizado em Tietê, apontou a receptividade dos moradores como um aspecto positivo para a participação da Feira Preta. “O mais legal foi que fomos aceitos pela comunidade local. Uma moradora postou no facebook que foi importante a presença da Feira e que deveria ter outros eventos com esse estilo em Tietê”, disse a expositora.

Com uma área de 396 km2, Tietê é uma cidade que cedia uma das tradições mais importantes para a história do negro no Brasil, o Batuque de Umbigada, muito forte entre os moradores locais. Em pares, a fileira masculina fica em frente à fileira feminina, girando se aproximam e dão a umbigada.

A Guarda Municipal de Tietê registrou cerca de 15 mil visitantes que prestigiaram as manifestações culturais e louvores religiosos.

Para o Instituto Feira Preta foi gratificante comparecer na Festa de São Benedito e levar para a cidade o nome da Feira Preta e os seus expositores. Agradecemos aos nossos expositores Viva Matuza Bijoux, Pegada Preta, Joias da Floresta, Angel Biju, Xongani – arte com tecido, D’jumbo, Quilombhoje, Camila Torquato e Ateliê Duca Duca.

No Comments

Leave a Reply