A maior feira de cultura negra da América Latina.

Instagram

Arte na Rua: Passado, Presente e Futuro

Detalhes

Data: novembro 23, 2019 12h às 20h
Tipo de evento: Festival Feira Preta 2019
voltar

Sobre

Em homenagem à Consciência Negra, o ARTE NA RUA e a Feira Preta se unem para contar uma história ainda pouco conhecida da cidade de São Paulo: o território negro do Bixiga. Com o tema “Passado, Presente e Futuro”, o ARTE NA RUA – FEIRA PRETA tem como objetivo dar luz à história do povo preto do Bixiga com música, dança, arte, passeio pelo bairro e gastronomia. Tudo conectado à ancestralidade, a continuidade e a ressignificação da cultura negra. Desde 2014, a iniciativa da Globo ARTE NA RUA valoriza os artistas e a arte perto e próxima das pessoas, e o potencial do espaço público para esses encontros. Pelo segundo ano, a Globo apoia a FEIRA PRETA para fortalecer o movimento, valorizar as manifestações culturais e revelar os territórios da história do negro em São Paulo.

Muito conhecido e frequentado como roteiro da gastronomia italiana e por sua efervescência cultural, o bairro do Bixiga foi antes de mais nada, um território quilombola, lugar de refúgio e acolhimento à beira do córrego Saracura. Essa história está lá, viva e impressa na escola de Samba Vai Vai, nos nomes das ruas 13 de Maio e Abolição, na pastoral afro, na tradição do samba que o bairro abriga, nos atuais encontros de jovens negros artistas.

O bairro se revela como um território de memória , de resistência e de continuidade da cultura negra, atraindo um público diverso, interessado em conhecer e vivenciar este patrimônio histórico e cultural.

O evento presenteia São Paulo com arte e inspiração para todos, de uma forma gratuita e democrática. Do Samba de Bumbo à cultura preta jovem e urbana da Batekoo e outros artistas. Gastronomia e encontro de brechós com empreendedores negros.

 

Valor: Gratuito