A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

Dia do Graffiti na Ação Educativa

O movimento artístico graffiti ganha, nesta semana, dia 27 de março, mais um ano de comemoração. Sancionada a Lei 13 903/2004 que determina o graffiti como arte e comemorado na cidade de São Paulo como uma data oficial, o graffiti se mostra a cada ano um movimento de carater artístico e social que vem se fortificando com suas formas de expressões e ideologias.

Graffiti – inserção feita em paredes -, surgiu em Nova Iorque na década de 1970 como expressões que deixassem marcas nos espaços urbanos. Aos poucos, as técnicas e desenhos foram se aperfeiçoando e ganhando outros cantos do mundo, chegando, principalmente, no Brasil – São Paulo. Já nos Estados Unidos da América o graffiti estava ligado, intrinsicamente, ao movimento Hip Hop como expressão da realidade das ruas vividas pelos jovens dos guetos e periferias. No Brasil, a associação ocorreu da mesma forma, por volta da década de 90, quando o Hip Hop sofreu um apogeu no país.

Um expoente do graffiti foi Allex Vallauri, grafiteiro, artista gráfico, gravador, pintor, desenhista e cenógrafo, nascido na Etiópia – África que viveu grande parte de sua vida no Brasil, lecionando, estudando e praticando a arte. Sua morte, em 27 de março de 1987, foi a data escolhida para celebrar o Dia do Graffiti – representando e homenageando este artista.

Por anos o Graffiti foi tema de discussões e debates acerca de seu valor artístico. Uns afirmavam vandalismo, outros arte. Porém, houve a migração do graffiti das ruas para galerias e Bienais, levando artistas como Os Gêmeos a ganharem prestígio nas galerias de arte. Contudo, o que não se pode duvidar é do carater social que o movimento exerce junto aos jovens da periferia. Ele mobiliza ações e expressões de integração de jovens dentro de assuntos políticos e sociais de suas comunidades.

A Ação Educativa, que comemora do Dia do Graffiti antes mesmo da lei ser sancionada, abre, dia 27 de março, a exposição de comemoração ao Dia do Graffiti com entrada gratuita.

Programação

Abertura da Exposição comemorativa ao Dia do Graffiti
Dia 27 de março, a partir das 19h
Período de exposição: de 28 de março a 08 de maio
Segunda à sexta, das 10h às 20h
Sábado, das 10h às 14h
Entrada Franca

No Comments

Leave a Reply