A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

Acervo do Programa A Cor da Cultura é exibido na Feira Preta

No primeiro dia de Feira Cultural Preta, 11 de novembro, o projeto A Cor da Cultura apresentará vídeos do seu acervo no Canal Futura, “Nota 10 – Igualdade de tratamento e oportunidades”, “MOJUBÁ – Beleza”, “Livros Animados” e “Heróis de Todo Mundo”. Veja os releases abaixo:

NOTA 10 – Igualdade de tratamento e oportunidades

Sinopse Geral

A série do Nota 10 faz parte do projeto A Cor da Cultura que tem como objetivo principal a valorização da cultura negra. Esta nova série de cinco episódios vai inspirar educadores para colocar em prática a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história da África nas escolas.

Sinopse ep. Igualdade de tratamento e oportunidades

Alexandre Henderson questiona, neste episódio, qualificações que são exigidas na busca de emprego. Por trás do pedido de Boa aparência pode estar evidenciada uma ação discriminatória. Os projetos abordados que trabalham com a questão da igualdade de tratamento são : Projeto Ibamo do C.E. Guadalajara Duque de Caxias, RJ e Projeto Raiz de EMEF Madre Maria Emília do Santíssimo de São Paulo, SP

MOJUBÁ  – Beleza

Sinopse Geral
A partir de um viés histórico, a nova série aborda o universo cultural banto – dos africanos trazidos da região Congo-Angola e Moçambique – para mostrar a trajetória e a participação do negro na cultura brasileira e a íntima relação entre a história da África e do Brasil. O formato é documental e cada episódio é dedicado a um tema diferente.

Sinopse ep. Beleza
Olhos azuis, cabelos lisos, de preferência loiros, e, “claro, pele branca. Esse ainda é o padrão de beleza imposto por diversos veículos de comunicação.
Mas na década de 1960, a luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos afirmou que “Black is beautiful”. O lema atrevessou fronteiras e chegou ao Brasil. O resultado foi a valorização da estética negra, detacando os traços fenotípicos, a musicalidade, as danças, as roupas, os grafismos, adereços e penteados. Manifestações que, ao fortalecer o processo identitário, conseguiram EMPODERAR e reafirmar a origem de afrodescendentes em todo o mundo. Este episódio do programa Mojubá explora a diversidade estética africana e a relação dela com a corporeidade, a religiosidade e as manifestações culturais brasileiras.

LIVROS ANIMADOS – Menino Nito e Menina bonita do laço de fita
Sinopse geral

Na série Livros Animados – A Cor da Cultura, a apresentadora Vanessa Pascale se une a um grupo de crianças para mergulhar no mundo dos livros infantis. Juntos, eles conhecem diferentes histórias e seus autores, por meio de animações. O programa também conta com muitas brincadeiras: as crianças confeccionam bonecos, testam fantasias e penteados, encenam um teatro de sombras, tocam instrumentos, pintam tecidos entre outras diversões. Os livros que ilustram os episódios são relacionados à mitologia africana, à manifestação da cultura afro-brasileira e ao cotidiano do negro no Brasil, atendendo aos objetivos de valorização da identidade negra do projeto A Cor da Cultura.

HERÓIS DE TODO O MUNDO (45 heróis)

Heróis de todo mundo é uma série de interprogramas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos. Cada episódio de Heróis de Todo Mundo relata a vida e ressalta a importância de uma personalidade negra do passado por meio da encenação de uma personalidade viva que foi, de forma subjetiva, influenciada pela vida ou trabalho desta figura histórica.

No Comments

Leave a Reply