A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

A Cor da Cultura

Após a vigência da lei 10.639 de 2003, que torna obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileiras nas instituições de ensino público e privado, uma lacuna se formou: quem levaria esses conteúdos para as salas de aula, em vista que o ensino sobre a história da África e sua diáspora são limitados e pouco trabalhados? Haveria professores suficientemente qualificados para ensinar sem esteriótipos e preconceitos?

Foi em 2004 que surgiu o projeto “A Cor da Cultura”, que enfrentou o desafio de criar materiais didáticos, de produção audiovisual, para capacitar professores e interessados na cultura afro-brasileira. O projeto vai além, sempre pautado em ações afirmativas que valorizem o segmento da cultura.

Entre essas ações, está o Kit da Cultura, que aborda a religiosidade, manifestações artísticas – como a dança e a música – e valores éticos e sociais.
A Cor da Cultura conta com as parcerias do Canal Futura, Petrobras, TV Globo, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan).

Conheça uma das iniciativas da Cor da Cultura em desenvolvimento da cultura negra no país. O livreto Gonguê fala sobre a história do instrumento que teve grande influência para a música brasileira, trazido pelos escravos africanos. Para ter acesso a ele, clique aqui: http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/Livreto_cdgongue.pdf

No Comments

Leave a Reply