A maior feira de cultura negra da América Latina.

Blog

15 de novembro decretado o Dia Nacional da Umbanda

No dia 16 de maio a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.644 que determina o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado todo dia 15 de novembro a partir deste ano. O projeto de tornar constitucional o Dia da Umbanda, já comemorado em algumas regiões do país, propõe a liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos.

A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, criada com aspectos do catolicismo, espiritismo e religiões de matizes africanas e indígenas. Por anos a religião foi alvo de discriminação e intolerância religiosa.

Saiba a história da Umbanda

15 de novembro – A data já consagrada à comemoração da umbanda em diversos municípios brasileiros, refere-se ao ano de 1908, em que o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu, em Niterói, a missão de fundar o novo culto.

Zélio foi acometido por uma inexplicável paralisia que os médicos não conseguiam conter, logo em seguida levantou-se normalmente e voltou a caminhar como se nada tivesse acontecido. Na ocasião, um amigo da família sugeriu uma visita a Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, onde por meio de uma manifestação espírita de uma entidade denominada Caboclo das Sete Encruzilhadas foi anunciada a fundação de uma nova religião no Brasil. 

fonte: Fundação Palmares


No Comments

Leave a Reply